Page 64 - 3M A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS
P. 64

Que tem Sussu com a Epifania? Nada. Essas canções, porém,  são toda a psicologia de um povo,
               e cada uma delas bastaria para lhe contar o servilismo, a carícia temerosa, o instinto da fatalidade
               que o amolece, e a ironia, a despreocupada ironia do malandro nacional.


               – Mas por que, continuo eu curioso, põem vocês junto do rei Baltasar aquele boneco de cacete?


               –  Aquele é o rei da capoeiragem. Está perto do Rei Baltasar porque deve estar. Rei preto também
               viu a estrela. Deus não esqueceu a gente. Ora não sei se V. Sa conhece que Baltasar é pai da
               raça preta. Os negros da Angola quando vieram para a Bahia trouxeram uma dança chamada
               cungu, em que se ensinava a brigar. Cungu com o tempo virou mandinga e S. Bento.


               – Mas que tem tudo isso?...


               –  Isso,  gente,  são  nomes  antigos  da  capoeiragem.  Jogar  capoeira  é  o  mesmo  que  jogar
               mandinga.


               Rei da capoeiragem tem seu lugar junto de Baltasar. Capoeiragem tem sua religião.


               Abri os olhos pasmados. O negro riu.


               – V. S  não conhece a arte? Hoje está por baixo. Valente de verdade só há mesmo uns dez: João
                     a
               da Sé, Tito da Praia, Chico Bolivar, Marinho da Silva, Manuel Piquira, Ludgero da Praia, Manuel
               Tolo,  Moisés,  Mariano  da  Piedade,  Cândido  Baianinho,  outros...Esses  "cabras"  sabiam  jogar
               mandinga como homens...


               – Então os capoeiras estão nos presepes para acabar com as presepadas...


               – Sim senhor. Capoeiragem é uma arte, cada movimento tem um nome. É mesmo como sorte
                                              a
               de jogo. Eu agacho, prendo V. S  pelas pernas e viro – V. S  virou balão e eu entrei debaixo. Se
                                                                        a
               eu cair virei boi. Se eu lançar uma tesoura eu sou um porco, porque tesoura não se usa mais. Mas
               posso arrastar-lhe uma tarrafa mestra.


               – Tarrafa?


               – É uma rasteira com força. Ou esperar o degas de galho, assim duro, com os braços para o ar
               e  se  for  rapaz  da  luta,  passar-lhe  o  tronco  na  queda,  ou,  se  for  arara, arrumar-lhe  mesmo  o
               bauú, pontapé na pança. Ah! V. S  não imagina que porção de nomes tem o jogo. Só rasteira,
                                                a
               quando é deitada, chama-se banda, quando com força tarrafa, quando no ar para


               bater na cara do cabra meia-lua.


               – Mas é um jogo bonito! fiz para contentá-lo.
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69